Lei que busca manter a alíquota modal do ICMS em 20% no estado.
02/12/2023 05:32 em Política

A Procuradoria da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte emitiu um parecer em resposta ao recurso apresentado pelos deputados Francisco do PT, Isolda Dantas (PT) e Divaneide Basílio (PT), que contesta a decisão da Comissão de Finanças da Assembleia que negou o prosseguimento do projeto de lei que busca manter a alíquota modal do ICMS em 20% no estado.

 

Segundo o parecer do procurador-geral, Renato Morais Guerra, o recurso atende aos pressupostos necessários para a tramitação. No entanto, ele ressaltou que o prazo de três sessões para análise só deve começar a ser contado após o recebimento do recurso pela Mesa Diretora, o que, segundo a Procuradoria, ainda não ocorreu.

 

Guerra explicou que o “recebimento” não se limita à burocracia do protocolo, mas envolve uma análise preliminar sobre o atendimento de pressupostos. O presidente da Assembleia, após o protocolo do recurso, deve analisar a admissibilidade antes da tramitação.

 

Conforme o parecer, o tratamento regimental prevê a devolução do processo à Presidência da Assembleia, que decidirá sobre a admissibilidade do recurso. Se aceito, o recurso será submetido à deliberação na próxima sessão, marcada para terça-feira 5.

 

O regimento interno determina que, com quórum de pelo menos 13 parlamentares, o recurso será apreciado, necessitando de 50% dos votos mais um para aprovação. Caso aprovado, o projeto seguirá para análise do Plenário. Se o recurso for rejeitado, o projeto de lei será arquivado.

 

#icms #natal #rn

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!