CARNAVAL: negociações da Bolsa de Valores voltam nesta quarta-feira (2)
01/03/2022 21:26 em Novidades

A Bolsa de Valores, B3, informou que não haverá negociações no feriado de carnaval, 1º de março. Os pregões voltam a ser realizados na quarta-feira (2), a partir das 13h. Já as negociações do Tesouro Direto vão de 14h às 18h.

A Câmara B3 manterá as grades de horário de liquidação usuais, não sendo alterados os horários e os prazos para atendimento aos requerimentos de margem, movimentação de garantias e liquidação financeira das operações.

A Central Depositária de Renda Variável da B3 também terá as grades de horário usuais. Para registro de operações de títulos do agronegócio, as grades de horários serão mantidas.

A pausa acontece em meio à tensão dos mercados internacionais por conta do conflito entre Ucrânia e Rússia. Segundo o economista César Bergo, a curto prazo, o Brasil ficaria imune a essas questões,  mas algumas empresas como a Petrobras, que depende do gás natural da Rússia, podem ser mais afetadas. Ele ressalta que na sexta-feira (25), último dia de funcionamento da bolsa antes do recesso, ela fechou no campo positivo. “Isso demonstra uma certa assimilação dessa problemática e como também as ações dos EUA e da Europa não foram incisivas,  o mercado acaba entendendo que a Rússia já vinha nesse projeto de fazer esse tipo de ação”, explica.

Para conferir o calendário de negociações completo da B3, clique aqui.

Veja mais 

Imposto de Renda: confira calendário 2022 e não perca os prazos
SC: Deputados pretendem derrubar veto ao refinanciamento de dívidas das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia
Como a guerra na Ucrânia pode afetar o preço dos alimentos e combustíveis no Brasil?

Bancos

O carnaval também alterou o funcionamento dos bancos. Eles não terão expediente nesta terça-feira (1º)  e o atendimento voltará na quarta-feira de cinzas (2), ao meio-dia. Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado para garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a decisão respeita uma resolução do Banco Central. O diretor adjunto de Serviços da instituição, Walter Faria, ressalta que as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como a internet e o mobile bank. Por meio deles, é possível realizar agendamentos, pagamentos de contas e transferências, DOCs, TEDs e transações instantâneas, como é o caso do PIX, nos dias em que não houver expedientes bancários nas agências. 

"Lembrando que os canais digitais dos bancos são seguros e os volumes significativos de transações e adesões ao PIX comprovam a eficiência e aceitação desse meio de pagamento, que trouxe conveniência e facilidade para os clientes em suas transações financeiras do dia a dia”, ressalta Walter Faria.

Já as contas de consumo, como água e energia, e os carnês com vencimento nos dias 28 de fevereiro e 1º de março poderão ser pagos sem acréscimos na quarta-feira (2).



Fonte: Brasil 61

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!