LIGA CONTRA O CÂNCER fecha parceria com Sebrae visando fomentar soluções inovadoras na área da saúde para empresas
Natal
Publicado em 08/03/2022

Liga Contra o Câncer fecha parceria com Sebrae visando fomentar soluções inovadoras na área da saúde para empresas 

Acordo busca prospectar e fomentar startups e empresas maduras, oferecendo estrutura física no campo de validação, acompanhamento e orientações em gestão para os envolvidos 

 

Visando contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação na área da saúde, o Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga Contra o Câncer e o Sebrae-RN uniram forças e firmaram, na última sexta-feira, 04, parceria inédita para apoiar o desenvolvimento de empresas e startups de base científica e tecnológica no Estado. 

 

As startups e empresas beneficiadas terão à sua disposição, além do auxílio no aspecto da gestão empresarial e seus modelos de negócios oferecido pelo Sebrae, todo o know-how e infraestrutura da Liga - que servirá para dar validação no campo prático -, assim como orientação médica e de mentoria. 

 

De acordo com o Gerente de Inovação da Liga Contra o Câncer, o médico Francisco Irochima, entre as prioridades de atuação da parceria estão o suporte e a potencialização das vocações empreendedoras das startups potiguares. “Queremos modificar a genética da inovação no RN, no sentido de capacitar os jovens que querem ser empreendedores na área da saúde, através de uma agenda com workshops e eventos em cidades polos no estado. Nossa região tem destaque na área de saúde, por isso a proposta é unir os conhecimentos e atuações da Liga e do Sebrae para prospectar startups e contribuir com o desenvolvimento do setor e da região”. 

 

A expectativa da Liga é aperfeiçoar o nível das startups e estimular o desenvolvimento de soluções para os desafios das instituições de saúde do Rio Grande do Norte. “Não podemos mais simplesmente esperar as empresas trazerem soluções prontas. Precisamos estimular nossos empreendedores, garimpando os talentos, identificando jovens com perfil inovador e atraí-los”, afirma Irochima. 

 

Dentre os benefícios que a parceria trará para os empreendedores, destaca-se todo o suporte estratégico que a empresa receberá das instituições. “Visualizamos essa parceria como uma possibilidade para se criar um caminho para que novos empreendimentos na área da saúde tenham um farol para se direcionar. Com toda a expertise da Liga e do Sebrae, a empresa terá, desde seu nascedouro, uma maior chance de sucesso mercadológico”, garante Irochima. 

 

O diretor de Inovação afirma também que o fato de a Liga Contra o Câncer possuir seis unidades e receber pacientes de todo o estado já posiciona a instituição como uma potencializadora de ideias e projetos inovadores voltados para saúde pública. “A associação com o Sebrae une duas grandes potências de desenvolvimento do Rio Grande do Norte: uma especialista em desenvolvimento e empreendedorismo de micro e pequenas empresas e a Liga, como um dos maiores centros de tratamento de câncer do Nordeste para a saúde pública, ou seja, certeza de sucesso”. 

 

Case de Sucesso 

 

A ideia da parceria surgiu no I Fórum Conexão Startup, promovido pela Liga Contra o Câncer com a Unimed Natal em 2019, que buscou ideias e soluções inovadoras para os desafios dos negócios na saúde. “No evento, sentimos necessidade de aprimorar o nível das startups no estado e uma das possibilidades era através de uma parceria com o Sebrae. Impulsionados pela pandemia, criamos uma agenda com o Sebrae para 2022”, declara Francisco Irochima. 

  

Na ocasião, foi aprovada no evento a parceria com a empresa NuT - Núcleo de Tecnologia, que desenvolveu uma Plataforma de Assistência Remota (PAR) que permite monitorar os pacientes das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), diminuindo o contágio de doenças e agilizando o atendimento e os processos. A PAR está em utilização desde meados de 2020 na Policlínica (POL), unidade III da Liga.  A tecnologia oferece, em tempo real e por acesso remoto, todos os sinais vitais do paciente monitorado, com a opção de configuração dos limites de segurança e com alerta de notificações. O médico tem acesso a essas informações onde quer que esteja, não mais apenas pelo monitor posicionado ao lado do leito do paciente. 

 

Informações: instituto@liga.org.br 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!