Produção e emprego na indústria caem novamente em novembro, aponta CNI
23/12/2022 12:27 em Tecnologia

 

Foto: Semivpetro/freepik

A produção da indústria diminuiu pelo terceiro mês consecutivo, de acordo com a Sondagem Industrial divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O emprego industrial, que também já havia caído em outubro, voltou a recuar em novembro. Para a CNI, a perda de dinamismo do setor se explica, principalmente, pela política de alta dos juros para conter a inflação. 

Na última semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve, pela terceira reunião consecutiva, a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 13,75%. 

Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, a política monetária mais rigorosa impactou o setor. “Os dados da sondagem vinham trazendo bons resultados até meados do ano. Em outubro, a gente começa a perceber uma desaceleração, que se confirma nesses dados de novembro. A indústria vem sofrendo por conta das taxas de juros elevadas e isso é uma das principais razões pela desaceleração que a gente observa nos últimos meses. Como consequência, a gente tem expectativa de menos empregos e investimentos”. 

Resultados

O indicador que mede a produção industrial ficou em 48,7 pontos em novembro. O índice continua abaixo da linha divisória de 50 pontos, indicando queda na produção, o que já vem ocorrendo desde setembro. O emprego no setor também recuou. O índice fechou novembro em 49 pontos, 0,6 ponto abaixo do patamar de outubro, de acordo com a CNI. 

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI), por sua vez, se manteve em 71%, mesmo patamar do mês anterior. A UCI é um indicador importante para saber o nível de ociosidade de máquinas e equipamentos do setor. Quanto menor, pior é. O levantamento mostra que a UCI está abaixo do nível observado nos meses de novembro de 2020 e 2021, mas ainda acima da média para o mês entre 2011 e 2019. 

Pelo quinto mês seguido, o índice de estoques ficou acima do planejado. O indicador caiu para 50,3 pontos, 1,2 ponto a menos do que em outubro. Como permanece acima dos 50 pontos, isso quer dizer que houve mais produtos estocados do que os empresários esperavam. Já o índice de estoque efetivo em relação ao planejado caiu 1,1 ponto em novembro, alcançando os 51,3 pontos. Segundo a CNI, isso aponta que o excesso de estoques em novembro é menor do que o registrado em outubro. 

Exportações e investimentos

A intenção de investimento dos empresários industriais para o mês de dezembro subiu 0,3 ponto. O resultado vem após queda observada em novembro, quando o indicador caiu 3,9 pontos e chegou ao menor patamar para o setor desde agosto de 2020. Ainda assim, o índice está em um dos níveis mais baixos do ano. Da mesma forma, a expectativa de quantidade exportada, que também havia recuado em novembro, voltou a crescer agora 1,1 ponto. 

A Sondagem Industrial também aponta que os industriais estão pessimistas quanto à compra de insumos e matérias-primas e a contratação de mais funcionários. O levantamento foi feito com 1.684 empresários entre 1º e 10 de dezembro. 

Indústria brasileira tem desempenho negativo em outubro



Fonte: Brasil 61

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!