MENU
Lideranças da América Latina debatem futuro das cidades em Niterói
Nesta terça (2), especialistas e gestores discutiram segurança pública
Radioagência Nacional - Por Tatiana Alves
Publicado em 03/12/2025 09:30
Novidades
© PMERJ/Divulgação

A cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, recebe, até sexta-feira (5), lideranças de toda a América Latina para um debate sobre o futuro das cidades. O destaque desta terça (2) foi o Fórum de Segurança Pública, que reuniu especialistas e gestores para discutir soluções inovadoras e integradas para cidades mais seguras.

Presente ao encontro, o secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Victor Santos, avaliou que os agentes de segurança precisam atuar com estratégia, inteligência e constantes atualizações:

“Hoje, o crime organizado não é o mesmo de 20 anos atrás. E as forças policiais [...] têm que estar atentas a isso. Política pública é exatamente isso, esse dinamismo. Não existe projeto, ou projeto tático operacional, que não seja antecedido por um plano estratégico. E é isso que a gente está fazendo. A Secretaria de Segurança Pública tem um plano estratégico até 2031, com revisão a cada dois anos para atualizar.”

Conhecimento

Além da parte prática, também foi discutido como a teoria pode ser aplicada e ensinada aos futuros agentes de segurança, além do papel das instituições nesse processo. A UFF, Universidade Federal Fluminense, é uma das poucas instituições públicas de ensino que oferecem a chance de obter conhecimento na área, como destaca o reitor Antonio da Nóbrega:

“Um deles é o nosso curso de tecnólogo em Segurança Pública. É o primeiro curso do Brasil, é muito conhecido pelas forças de segurança, inclusive do município. Muitos dos profissionais da Polícia Civil, da Polícia Militar, de todo o corpo de formuladores de segurança pública, têm tido essa experiência. É um curso para ampliar a visão do formulador de segurança pública, do operador de segurança pública, justamente para essa complexidade que esse tema exige.”

Rede Mercocidades

Os debates antecedem as discussões da 30ª Cúpula da Rede Mercocidades. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assumirá a presidência do Mercocidades durante o evento. Em coletiva após a primeira parte do evento, ele reconheceu a urgência e a abrangência do tema segurança pública:

“Uma honra para Niterói receber esse evento e presidir essa associação de cidades da América Latina ao longo do ano de 2026, priorizando um tema que afeta a vida das pessoas, a vida dos cidadãos. Dois temas que Niterói tem muito também a ensinar, de maneira compartilhada com as cidades da América Latina: segurança pública e resiliência climática. Porque Niterói enfrentou uma grande tragédia em 2010 e, a partir de 2013, nós implementamos um programa de Defesa Civil.”

Rodrigo Neves também apresentou resultados alcançados por Niterói na área de segurança. Entre eles, a ausência de registros de latrocínio, roubo seguido de morte, na cidade este ano. Além disso, em 2025, o índice de mortes em Niterói despencou para 11 por 100 mil habitantes. Em 2018, essa taxa era de 35,8 por 100 mil.

Fonte: Radioagência Nacional
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Radioagência Nacional.
Comentários